O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (20/9) que a Venezuela enfrentará uma consequência “inacreditável” caso se recuse a receber os prisioneiros deportados dos EUA.
“Exigimos que a Venezuela aceite imediatamente todos os prisioneiros e indivíduos de instituições mentais, incluindo os mais perigosos manicômios do mundo, que a liderança venezuelana teria forçado a enviar para os Estados Unidos”, afirmou Trump em sua rede social, Truth Social.
Trump reforçou que as consequências serão severas se não houver cooperação. “Milhares já sofreram ferimentos graves e até perderam suas vidas por causa desses ‘monstros’. Removam-nos do nosso país imediatamente, ou o custo que vocês pagarão será inimaginável!”, enfatizou.
A tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela tem aumentado nos últimos meses, especialmente depois de Washington posicionar forças armadas próximo a uma área oceânica continental próxima à Venezuela.
No último domingo (14/9), Trump sequer descartou a possibilidade de uma ação militar contra a Venezuela ao ser questionado, dizendo: “Vamos aguardar os próximos passos. Venezuela está enviando gangues, traficantes e drogas para cá, o que é inaceitável”.
Desde agosto, os Estados Unidos têm abatido embarcações, alegando que pertencem a organizações de narcotráfico e terrorismo, que estariam transportando drogas da Venezuela para o território americano. Pelo menos 14 pessoas teriam perdido suas vidas nessas ações, segundo dados oficiais norte-americanos.