26.6 C
Brasília
sexta-feira, 02/01/2026

Trump ameaça intervir no Irã após protestos com duas mortes

Brasília
nuvens quebradas
26.6 ° C
29.2 °
26.5 °
65 %
3.6kmh
75 %
sex
29 °
sáb
26 °
dom
20 °
seg
19 °
ter
18 °

Em Brasília

Após duas fatalidades durante os protestos que acontecem no Irã desde o início da semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou que poderá agir no país se mais pessoas forem mortas. As manifestações ocorrem em resposta à difícil situação econômica enfrentada pelo Irã.

Na terça-feira (30/12), o príncipe herdeiro do Irã, Reza Ciro Pahlavi, descreveu os protestos como o “fogo de uma revolução nacional” e pediu ao povo iraniano para continuar a pressionar o governo do aiatolá Ali Khamenei.

Reza Ciro Pahlavi, de 65 anos, vive exilado nos EUA desde o final dos anos 1970, quando o regime do seu pai, o Xá Reza Pahlavi, foi derrubado após protestos no país. Seu governo durou de 1941 até 1979.

Fontes locais informam que aproximadamente 30 pessoas foram detidas, suspeitas de crimes contra a ordem pública.

Em sua rede social Truth Social, o presidente dos EUA afirmou: “Se o Irã reprimir violentamente manifestantes pacíficos, os Estados Unidos intervirão em seu apoio. Estamos preparados para agir. Obrigado pela atenção!”

As duas mortes ocorreram na cidade de Lordegan, no sudoeste do Irã, conforme reportado pela imprensa internacional. Os protestos começaram na cidade de Teerã, no domingo (28/12), e se espalharam por outras localidades iranianas.

O atual presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, que enfrenta uma série de sanções internacionais devido ao programa nuclear do país, demonstrou disposição para o diálogo apesar dos protestos.

Em uma mensagem divulgada na rede social X em 29 de dezembro, ele afirmou ter orientado o ministro do Interior a escutar as “demandas legítimas por meio do diálogo com os representantes dos manifestantes”.

Veja Também