O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o Brics e garantiu que irá extinguir o grupo rapidamente. A declaração foi feita nesta sexta-feira (18/7), na Casa Branca.
Durante seu discurso, Trump comentou sobre a aplicação de uma tarifa de 10% sobre os países que fazem parte do Brics, destacando que suas advertências recentes surtiram efeito.
“Temos esse pequeno grupo chamado Brics, que está desaparecendo rapidamente. Eles queriam desafiar a supremacia do dólar. Eu avisei: quem estiver no grupo do Brics será tarifado em 10%. No dia seguinte à minha fala, houve uma reunião e poucos compareceram, pois não queriam pagar a tarifa”, afirmou Trump.
Segundo o líder americano, o Brics ainda não representa uma força consolidada no cenário global, mas prometeu desmantelar o bloco caso ele venha a se fortalecer.
Trump e o Brics
Em inícios do ano, Trump já havia ameaçado os países do Brics, afirmando que poderia impor tarifas de até 100% caso eles fossem contra os interesses comerciais dos Estados Unidos.
Os membros do Brics discutem há algum tempo a criação de uma moeda única para o comércio internacional, como alternativa ao dólar.
Donald Trump, no início do seu segundo mandato como presidente, intensificou o tom contra o Brics, especialmente após ter acompanhado atentamente a última cúpula do grupo realizada no Brasil.
Para ele, o grupo representa uma ameaça aos interesses dos EUA por tentar substituir o dólar nas transações globais, o que justificaria suas ações agressivas.