O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um alerta para o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, nesta quinta-feira (11/12), indicando que ele pode ser o próximo foco da campanha antidrogas na América do Sul. O aviso foi dado durante uma entrevista coletiva.
Em uma reunião na Casa Branca com líderes empresariais, Trump foi questionado sobre conversas com Petro.
“Eu realmente não pensei muito sobre ele. Ele tem sido bastante hostil aos Estados Unidos. Ele enfrentará grandes problemas se não mudar essa postura […] Então, é melhor ficar atento, ou ele será o próximo. Ele será o próximo. Espero que esteja ouvindo. Ele será o próximo, pois não toleramos pessoas que matam”, disse Trump.
Trump afirmou ainda que “a Colômbia produz uma grande quantidade de drogas. Eles têm fábricas de cocaína, produzindo e vendendo diretamente para os Estados Unidos.”
Operação com petroleiro
Essa declaração vem após o presidente norte-americano comentar sobre a operação militar que apreendeu um petroleiro no mar do Caribe, em meio às crescentes tensões com a Venezuela.
Trump confirmou a apreensão realizada na quarta-feira e explicou o motivo: “Recentemente, capturamos um grande petroleiro na costa da Venezuela – um dos maiores já apreendidos.”
A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, informou que “foi cumprido um mandado para apreender um navio-tanque que transportava petróleo bruto proibido, vindo da Venezuela e do Irã.”

