O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu nesta sexta-feira (22/8) ao comentar que o presidente russo Vladimir Putin poderá acompanhar a Copa do Mundo de 2026, que será realizada em solo norte-americano, além de México e Canadá. O líder russo é alvo de ordem de prisão internacional desde 2023, e não participa de grandes eventos globais desde o início da guerra na Ucrânia.
A declaração foi dada ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante o anúncio sobre o sorteio dos grupos do torneio, marcado para dezembro em Washington. Em tom descontraído, Trump mostrou uma foto recebida de Putin (imagem em destaque) e afirmou que o russo “deseja muito” assistir ao mundial.
“Acabei de ganhar uma foto de alguém que quer muito estar aqui durante a Copa do Mundo. Ele tem sido bastante respeitoso comigo e com nosso país, mas não tão respeitoso com outros. Vou autografar isso para ele. Eles me enviaram uma, e pensei que vocês gostariam de ver. É um homem chamado Vladimir Putin”, declarou Trump.
Vladimir Putin é um admirador do futebol e sediou a Copa do Mundo de 2018, em Moscou, mesmo sob sanções internacionais. Desde a invasão da Ucrânia, em 2022, atletas e equipes russas foram banidos de competições, incluindo as Eliminatórias da Copa. Trump chegou a expressar surpresa com a suspensão da seleção russa.
Apesar deste aparente “convite”, a presença de Putin nos estádios dos EUA, México ou Canadá pode gerar um certo constrangimento. Washington não é signatário do Tribunal Penal Internacional, porém Canadá e México teriam obrigação legal de prendê-lo.
O republicano, conhecido por sua aproximação com o Kremlin, tem intensificado contatos com Vladimir Putin em busca de um acordo de paz para a Ucrânia. No último dia 15, ambos se encontraram no Alasca, oportunidade em que o presidente americano indicou abertura para aceitar parte das reivindicações territoriais da Rússia.
No dia 18/8, Trump recebeu Volodymyr Zelensky e líderes europeus na Casa Branca para discutir garantias de segurança para Kiev. Moscou, entretanto, recusou os planos iniciais e insiste em negociações mais aprofundadas antes de um possível encontro entre Putin e o presidente ucraniano.
Apesar do tom cordial, Trump criticou um ataque russo recente que destruiu uma fábrica de uma empresa americana em solo ucraniano.
“Eu disse a ele que não estou contente com isso. Não estou satisfeito com nada ligado a essa guerra. Creio que nas próximas duas semanas vamos entender para onde isso vai e espero estar muito satisfeito”, afirmou Trump.
Os Estados Unidos acreditam que um encontro entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pode acontecer em até duas semanas. A primeira reunião seria sem a participação de Donald Trump, que participaria de um encontro trilateral posterior.