Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou que as forças militares americanas destruíram 58 navios da Marinha iraniana desde o início da ofensiva contra o Irã, em 28 de fevereiro. A declaração foi feita durante um comício no estado de Kentucky.
Trump afirmou que os Estados Unidos estão enfraquecendo rapidamente a capacidade naval do Irã e declarou que os norte-americanos já venceram o conflito.
Ele mencionou: “Nunca é bom dizer que se venceu cedo demais. Nós vencemos. Na primeira hora, tudo acabou”. O presidente também ressaltou a importância de completar a missão para evitar a necessidade de retorno frequente à região.
A escalada militar entre os Estados Unidos e o Irã acontece no contexto de confrontos no Golfo Pérsico e nas imediações do Estreito de Ormuz, rota crucial para o trânsito de petróleo mundial.
O conflito, com 12 dias até o momento, teve início após bombardeios realizados pelos EUA e Israel, que resultaram na morte do líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei.
De acordo com representantes iranianos, mais de 1.300 civis teriam perdido a vida nos ataques, enquanto os Estados Unidos registram cerca de 140 soldados feridos e sete mortos desde o início das operações.
