O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou durante uma coletiva realizada neste sábado (3/1) em Mar-a-Lago, que Nicolás Maduro, capturado pelas forças americanas na Venezuela, enviou grupos violentos a comunidades americanas.
O republicano também elogiou o desempenho das tropas envolvidas na operação.
“Maduro enviou gangues cruéis, assassinas e selvagens, inclusive a temida Gangue de Trem de Aragua, para infiltrar comunidades nos Estados Unidos. Eles tomaram apartamentos, mutilaram pessoas que tentavam chamar a polícia e agiram com brutalidade. Isso não ocorrerá mais”, afirmou Trump.
Ele também parabenizou as forças militares, a Guarda Nacional e demais agentes participantes da missão. “O que fizeram, incluindo ações em Washington, tornou a cidade completamente segura e sem criminalidade”, acrescentou.
O presidente confirmou ainda que os EUA irão administrar temporariamente a Venezuela após a captura de Maduro, até que ocorra uma transição governamental adequada.
“Vamos basicamente gerenciar o país até que uma transição apropriada aconteça. O setor petrolífero venezuelano foi explorado por muito tempo. Eles estão sendo impedidos de retirar recursos que poderiam beneficiar o país”, explicou.
A operação norte-americana atingiu várias áreas na Venezuela. Conforme Trump, a ação foi impressionante, envolvendo tropas terrestres e marítimas, deixando as forças militares venezuelanas completamente inoperantes.
