18.5 C
Brasília
quinta-feira, 18/12/2025

Trump acusa Maduro de roubar petróleo dos Estados Unidos

Brasília
chuva moderada
18.5 ° C
18.5 °
18.1 °
95 %
2.6kmh
75 %
qui
20 °
sex
23 °
sáb
19 °
dom
24 °
seg
21 °

Em Brasília

Sem apresentar provas concretas, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, voltou a afirmar que o governo de Nicolás Maduro está se apropriando de petróleo americano, justificando o bloqueio naval imposto à Venezuela. A declaração foi feita nesta quarta-feira (17/12).

Segundo Trump, o bloqueio contra embarcações sancionadas por Washington permanecerá firme. “Não permitiremos que ninguém ultrapasse o bloqueio sem autorização”, declarou à imprensa. “Eles, governo de Maduro, tomaram todo nosso direito sobre a energia e nosso petróleo recentemente, e queremos recuperá-los”.

Na terça-feira (16/12), o presidente norte-americano já havia feito acusações semelhantes contra o líder venezuelano.

Ao anunciar o bloqueio naval nas águas venezuelanas, Trump afirmou que o “regime ilegítimo de Maduro” é o responsável pelo desvio de “petróleo, terras e outros recursos” dos Estados Unidos. No entanto, até o momento, não foram apresentados dados ou evidências que corroborem essas alegações.

As recentes declarações de Washington alteram a narrativa usada para justificar a mobilização militar norte-americana na América Latina e Caribe, revelando uma nova motivação para a ação.

Desde agosto, os EUA enviaram para a região navios de guerra, fuzileiros, um submarino nuclear, caças F-35 e o porta-aviões USS Gerald R. Ford. A administração Trump afirma que o objetivo é combater o tráfico de drogas rumo ao país. Durante esse período, um navio que transportava petróleo venezuelano foi detido no Caribe.

Enquanto isso, Maduro é acusado de liderar o cartel de Los Soles, grupo recentemente categorizado como organização terrorista internacional pelo Departamento de Estado dos EUA.

Veja Também