Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, alegou que houve fraude na eleição que elegeu o democrata socialista e muçulmano Zohran Mamdani como prefeito de Nova York. Na quarta-feira (5/11), durante um discurso na Casa Branca, o líder americano expressou sua insatisfação com o resultado, descrevendo a maior cidade do país como uma “zona dominada pelos democratas”.
Ele afirmou: “Você precisa mostrar documento de identidade para fazer compras ou abastecer, mas para votar, não é necessário. Isso ocorre por um único motivo: para permitir fraudes eleitorais”, declarou, sem apresentar provas.
Zohran Mamdani foi eleito com 50,3% dos votos, superando o ex-governador Andrew Cuomo (41,6%) e o republicano Curtis Sliwa (7,1%).
Durante o discurso, Trump disse não esperar vitória republicana e criticou a eleição de Mamdani, afirmando que sua nomeação não seria boa para Nova York. O presidente também o rotulou como “comunista” e ameaçou cortar fundos federais para a cidade.
“Ontem à noite, as áreas dominadas pelos democratas não ajudaram os republicanos. Não tenho certeza se foi bom para alguém, mas foi uma noite reveladora”, comentou o presidente.
Zohran Mamdani, ao discursar após a vitória, fez críticas a Donald Trump e às políticas anti-imigração, provocando: “Eu sei que está assistindo, aumente o volume”. Além disso, prometeu reformar o sistema tributário norte-americano para reduzir privilégios dos mais ricos.
Diferente dos democratas convencionais, Mamdani pertence à ala esquerda do partido, sendo filiado aos Socialistas Democráticos da América e tendo sido eleito nesta terça-feira (4/11).
