O triptofano é um aminoácido essencial que o corpo humano não produz, mas é fundamental para o funcionamento adequado do organismo. Ele ajuda na fabricação de hormônios que proporcionam sensação de bem-estar e melhoram o humor.
Quando os níveis de triptofano estão baixos, a pessoa pode ficar mais vulnerável a transtornos mentais, como estresse, ansiedade e depressão.
“A produção de serotonina depende da quantidade de triptofano no cérebro. Como a serotonina regula o humor e a ansiedade, níveis baixos desse neurotransmissor podem levar ao aumento da ansiedade e depressão. Já que a serotonina depende da ingestão de triptofano, alimentos ricos nesse aminoácido são essenciais para manter a saúde mental e o equilíbrio emocional”, explica a nutricionista Adriana Stavro.
Boa notícia é que o triptofano está presente em alimentos comuns do dia a dia. Para evitar sua deficiência, Adriana Stavro listou seis alimentos com boas quantidades desse nutriente. Confira:
- Peixes: salmão, truta, sardinha, atum e arenque são ricos em triptofano e também fornecem ômega-3, uma gordura essencial que o corpo não produz;
- Banana: uma fruta rica em fibras, potássio e vitaminas, acessível e facilmente encontrada na maioria dos mercados do Brasil.