27.5 C
Brasília
quarta-feira, 08/10/2025

Trio responsável pelas estruturas metal-orgânicas ganha Nobel de Química 2025

Brasília
céu limpo
27.5 ° C
30.6 °
27.5 °
35 %
3.1kmh
5 %
qua
34 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
31 °
dom
32 °

Em Brasília

Na quarta-feira, 8 de outubro de 2025, foram anunciados os vencedores do Prêmio Nobel de Química. Os ganhadores deste ano são os cientistas Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar M. Yaghi, reconhecidos pelo desenvolvimento das estruturas metal-orgânicas, conhecidas como MOFs (Metal-Organic Frameworks). Essa inovação revolucionou o armazenamento e captura de gases.

Essas estruturas se formam pela combinação de íons metálicos com moléculas orgânicas, resultando em redes altamente porosas que têm a capacidade de armazenar, separar e capturar gases com grande eficiência, incluindo dióxido de carbono e hidrogênio.

Essa descoberta é considerada uma das maiores conquistas da química contemporânea, com impactos diretos na área de energia limpa, captura de carbono, catálise química e na purificação da água.

Segundo o comitê do Nobel, "com o desenvolvimento das estruturas metal-orgânicas, os laureados de 2025 criaram novas possibilidades para a química enfrentar desafios globais".

Os avanços trazidos por Kitagawa, Robson e Yaghi permitiram que pesquisadores criassem diversas variações funcionais de MOFs, adaptadas para variados usos industriais e ambientais.

Atualmente, embora a maioria dessas aplicações ainda seja em pequena escala, várias empresas investem na produção e venda desses materiais em larga escala. Por exemplo, a indústria eletrônica utiliza MOFs para reter gases tóxicos na fabricação de semicondutores; outros tipos são capazes de decompor substâncias perigosas, incluindo gases que possam ser usados como armas químicas.

Além disso, várias empresas estão testando estruturas para capturar dióxido de carbono diretamente de fábricas e usinas, ajudando a diminuir as emissões dos gases que causam o efeito estufa.

Considerando seu potencial, muitos cientistas acreditam que as estruturas metal-orgânicas podem se tornar o "material do século XXI", devido à sua versatilidade e importância para a sustentabilidade e indústria moderna.

No ano anterior, o Nobel de Química foi concedido a David Baker, dos EUA, e Demis Hassabis e John Jumper, do Reino Unido, pela descoberta da estrutura tridimensional das proteínas.

O Prêmio Nobel de Medicina de 2025 foi atribuído a Mary Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguch por suas pesquisas sobre a tolerância imunológica periférica, abrindo caminho para novos tratamentos de doenças autoimunes e câncer.

O Nobel de Física de 2025 reconheceu os trabalhos de John Clarke, Michel Devoret e John Martinis, que desenvolveram a tecnologia quântica, incluindo computadores e sensores quânticos, atuando nos Estados Unidos.

Ainda nesta semana, serão divulgados os vencedores dos prêmios de Literatura, Paz e Economia.

A cerimônia de entrega do Nobel acontecerá em 10 de dezembro, data tradicional que marca o aniversário de falecimento do químico sueco Alfred Nobel (1833-1896).

Veja Também