Imagine fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, durante a prova, se deparar com um trecho de uma reportagem que você mesmo escreveu. Foi isso que aconteceu com a jornalista Thais Borges, de 32 anos, no último domingo (9).
Mesmo tendo vontade de contar para alguém o que estava acontecendo, a presença dos fiscais na sala impediu que ela falasse qualquer coisa. “Era aquele impulso de compartilhar, mas eu não podia. Qualquer movimento meu poderia ser um problema”, contou Thais à CNN Brasil.
Ela descreve o momento em que percebeu que seu nome estava na questão 48, da prova branca. “Quando entendi que aquele nome era meu, que o texto era meu, pensei ‘meu Deus, não acredito no que está acontecendo’.”
A emoção foi tão grande que ela precisou de alguns minutos para se recompor: “Comecei a tremer, precisei de uns 3, 4 minutos para entender onde eu estava.”
Thais sorriu muito, mas teve que se controlar para não chamar a atenção. Para conseguir se concentrar novamente, decidiu pular a questão e só voltou a ela após terminar o restante da prova de humanidades, certa de que acertaria aquela pergunta.
Maior audiência da vida
O texto usado na questão era uma reportagem escrita por Thais em 2021, sobre um apagão que afetou a Bahia em um período de crise hídrica, abordando o risco de racionamento de energia.
Thais Borges, que também é professora de inglês, já recebeu prêmios importantes, como o Vladimir Herzog e o Petrobras de Jornalismo. No entanto, essa experiência no Enem foi uma das mais marcantes para ela. “Sem dúvida, foi uma das maiores audiências da minha vida.”
A jornalista considera que a questão vai alcançar muitos estudantes e professores que usarão provas anteriores para estudar. “Imagina quantas pessoas ainda vão ler isso, achei sensacional. Meu trabalho alcançou um lugar que eu nunca imaginei.”
Thais comenta que faz o exame há alguns anos por diferentes razões. Com formação em Letras e mestrado em Literatura, ela também dá aulas particulares de inglês e acompanha o Enem para ajudar seus alunos. Além disso, como jornalista que cobre a área da educação, busca estar sempre atualizada.
