24.5 C
Brasília
domingo, 22/02/2026

Trem do Aeroporto de Guarulhos Já Transporta Passageiros

Brasília
chuva fraca
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
69 %
4.1kmh
75 %
seg
23 °
ter
24 °
qua
20 °
qui
22 °
sex
19 °

Em Brasília

FÁBIO PESCARINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Desde quarta-feira passada (18), mesmo sem uma confirmação oficial, o trem conhecido como “people mover” já está transportando passageiros que chegam ou saem do Aeroporto de Guarulhos, localizado na região metropolitana de São Paulo. Esse trem é chamado de aeromóvel e foi projetado para ligar a estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos três terminais do aeroporto.

Em 3 de dezembro, o serviço começou a funcionar para os funcionários do aeroporto. Agora, passageiros que chegam à estação da CPTM ou desembarcam de voos também podem usar esse trem, embora ainda não haja uma data oficial para o início da operação comercial.

O aeromóvel foi construído porque a estação da CPTM não alcança diretamente o aeroporto. Antes, a conexão aos terminais era feita por ônibus, que continuam funcionando normalmente até que o trem comece a operar em sua totalidade. O uso do aeromóvel é gratuito, assim como os ônibus.

Por agora, o trem funciona das 17h30 às 24h. Quando estiver em operação plena, seu horário será das 4h às 24h, igual ao dos trens da CPTM. Apenas um trem circula de cada vez, fazendo trajetos de ida e volta com capacidade para até 100 passageiros. No futuro, poderá transportar até 200 pessoas. O embarque acontece em média a cada 20 minutos, mas a previsão é que futuramente um trem saia a cada 4 minutos.

O percurso, que deve levar 6 minutos, está sendo realizado em cerca de 10 minutos neste período de testes, última etapa antes da inauguração oficial. A GRU Airport, empresa que administra o aeroporto, não informou por e-mail a data de abertura oficial até o momento.

Esse serviço está na fase final de certificação e a operação assistida é uma das últimas etapas antes de abrir para o público geral. Os três trens do sistema já circulam para testes desde o começo do ano passado, inicialmente só nos fins de semana e depois aumentando gradualmente os dias de funcionamento.

A via suspensa, com 2,7 km de extensão, possui quatro estações: uma conecta com o trem metropolitano e as outras três ligam os terminais do aeroporto. O veículo funciona por propulsão pneumática e é formado por dois carros articulados com peso de 16 toneladas, rodando em dois trilhos, da mesma forma que trens normais.

Em janeiro, houve uma parada inesperada quando água da chuva entrou no sistema pneumático durante um desvio. Os passageiros precisaram descer e continuar o trajeto a pé. O custo total do projeto foi estimado em pouco mais de R$ 300 milhões em 2023, financiado com recursos da outorga da GRU Airport.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou recentemente que ainda não há previsão para o início da operação comercial do transporte.

Para quem deseja chegar ao Aeroporto de Cumbica por trem, existem duas opções atualmente: a linha 13-jade, que sai da estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo, e o Expresso Aeroporto, que parte da estação Barra Funda, na zona oeste da cidade. Em ambos os casos, o embarque é realizado a cada hora e o custo da passagem é de R$ 5,40.

Veja Também