20.5 C
Brasília
sábado, 21/02/2026

Trem do Aeroporto de Guarulhos Já Transporta Passageiros

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.6 °
20.5 °
88 %
2.6kmh
75 %
sáb
26 °
dom
22 °
seg
21 °
ter
25 °
qua
21 °

Em Brasília

FÁBIO PESCARINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Sem aviso oficial, desde a última quarta-feira (18), o sistema aeromóvel está levando passageiros para dentro do aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

O aeromóvel é um tipo de trem que conecta a estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos três terminais do aeroporto.

Desde o dia 3 de dezembro, o trem estava disponível para os funcionários, mas agora também pode ser usado por quem chega ou sai dos voos, mesmo sem uma data oficial para o início das operações comerciais.

Este transporte foi criado porque o trem da CPTM não chega até o aeroporto. Antes disso, o deslocamento era feito por ônibus gratuitos, que continuam funcionando até que os trens operem normalmente.

Atualmente, o trem funciona das 17h30 às 24h. No futuro, funcionará no mesmo horário dos trens da CPTM: das 4h às 24h.

Por enquanto, circula apenas um trem por vez, com viagens de ida e volta, e capacidade para até 100 passageiros. O embarque acontece a cada 20 minutos, embora a previsão é que, quando totalmente operante, o trem saia a cada 4 minutos.

O percurso, que deve levar 6 minutos, está sendo feito em 10 minutos, pois o sistema está em fase de testes, a última etapa antes da inauguração oficial.

A GRU Airport, concessionária do aeroporto, não respondeu a questionamentos sobre a data oficial de abertura.

Este é um dos últimos passos antes do funcionamento comercial, em uma etapa de operação assistida.

Os três trens do sistema começaram os testes no início do ano passado, inicialmente aos fins de semana, passando a operar domingo e depois nos outros dias da semana.

O aeromóvel é composto por um trajeto de 2,7 km, com quatro estações: uma ligada à estação da CPTM e uma em cada terminal do aeroporto.

O veículo é movido por propulsão pneumática, formado por dois carros articulados que pesam 16 toneladas, e corre sobre dois trilhos, como um trem comum.

Em janeiro, houve uma interrupção causada pela entrada de água da chuva no sistema, obrigando os passageiros a descerem e caminharem pelo trajeto.

O custo total da obra foi estimado em pouco mais de R$ 300 milhões, pagos com recursos da outorga da GRU Airport.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) declarou que não há previsão oficial para o início da operação.

Atualmente, existem duas formas de chegar ao aeroporto de Guarulhos pela ferrovia: a linha 13-jade, saindo da estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo, e o Expresso Aeroporto, que sai da estação Barra Funda, na zona oeste.

Os trens partem a cada hora, e a passagem custa R$ 5,40 em ambos os casos.

Veja Também