Um trem transportando 200.000 litros de ácido sulfúrico descarrilou em uma área remota do norte da Austrália, levando as autoridades a estabelecer um perímetro de segurança de dois quilômetros. Fotos aéreas do local do acidente, ocorrido neste domingo no Estado de Queensland, mostram dezenas de vagões brancos tombados no chão.
A polícia informou nesta segunda-feira sobre um pequeno vazamento de ácido sulfúrico e diesel no local do acidente, cerca de 20 quilômetros a leste da cidade de Julia Creek. Ao todo, a locomotiva e 26 vagões tombaram, informou um porta-voz da empresa Queensland Rail, que administra a linha férrea. “Nossas equipes de especialistas estão no local para avaliar a situação”, afirmou o inspetor Trevor Kidd, que não quis comentar sobre as causas do acidente.
“Temos de levar em conta a localização, uma área remota fortemente afetada pelas tempestades dos últimos dias, bem como o acesso complicado”, ressaltou. A avaliação do impacto ambiental também está em andamento, acrescentou, dizendo que o acidente não ocorreu perto de rios ou grandes infraestruturas. O ácido sulfúrico é um composto químico que pode causar irritação nos olhos, queimaduras de pele e, se inalado, graves problemas pulmonares e morte. Três funcionários ferroviários ficaram levemente feridos no acidente.