Médicos e enfermeiros que atuam em centros obstétricos e na Casa de Parto de São Sebastião participaram da 5ª edição do Curso de Emergências Obstétricas, promovido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). O curso oferece atividades práticas e teóricas com o objetivo de preparar os profissionais para agir com segurança em situações de risco envolvendo gestantes, visando diminuir a mortalidade materna.
“A cada edição, procuramos oferecer uma formação atualizada e prática, que fortaleça o atendimento e evite que casos graves resultem em óbitos maternos”, explicou Gabrielle Mendonça, gerente de Serviços de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da SES-DF.
Conteúdo do Curso
Durante o treinamento, foram abordados temas importantes para o atendimento em emergências na gravidez, como sepse obstétrica, hemorragia pós-parto, pressão alta na gestação, parto pélvico, distocia de ombro e suporte básico de vida. Especialistas da rede pública conduziram os módulos, que incluíram debates de casos reais e simulações, permitindo que os participantes se preparassem para situações que exigem respostas rápidas e eficazes.
Em uma das práticas, os profissionais aprenderam a usar o balão intra-uterino para controlar hemorragia após o parto, além de técnicas para corrigir a distocia de ombro durante o nascimento.
Importância da Capacitação
A médica ginecologista e obstetra Marcella Verolla ressaltou a importância do treinamento contínuo: “Esse tipo de atualização é essencial para garantir boas práticas e segurança para mães e bebês. Seguir protocolos reconhecidos ajuda a reduzir complicações e aumentar a satisfação das pacientes”, disse.
Parcerias e Impacto
O curso é resultado da colaboração entre a Gerência de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da SES-DF, a Escola de Saúde Pública do DF (ESP-DF) e o Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF). Desde 2018, mais de 300 profissionais já foram capacitados. Nesta edição, 90 médicos e enfermeiros participaram, reforçando a importância da formação contínua para um atendimento seguro e de qualidade à população.