O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realizou no último sábado (7) mutirões em cinco cartórios e na Central de Atendimento ao Eleitor para ajudar a regularizar os títulos eleitorais antes do prazo final, que é 6 de maio.
Esses mutirões facilitam serviços como o primeiro cadastro eleitoral, atualizações de dados, regularização do título e a coleta de dados biométricos. As próximas ações acontecerão em todos os sábados seguintes, exceto durante o Carnaval, das 8h às 15h.
Na primeira edição, o atendimento foi feito na Central de Atendimento ao Eleitor, localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), que cobre áreas como Cruzeiro, Asa Norte e Águas Claras, além de cartórios em Ceilândia, Gama, Lago Sul e Sobradinho.
Fernando Velloso, assessor de Comunicação do TRE-DF, destacou que os mutirões foram antecipados para evitar grandes filas e aglomerações próximas ao fim do prazo para regularização.
O serviço é especialmente útil para quem não pode comparecer aos cartórios durante a semana. O TRE-DF prevê que cerca de 275 mil eleitores com título cancelado, por motivos como ausência nas eleições, falta de justificativa ou multas, possam ser atendidos, junto a aproximadamente 148 mil pessoas sem cadastro biométrico. Também espera-se o alistamento de entre 130 mil e 160 mil jovens de 15 a 18 anos.
O bancário Josué Pereira César, 52 anos, aproveitou o mutirão para atualizar a biometria dele, da esposa e do filho, além de alistar a filha. Ele contou que ficou sabendo do mutirão pela internet e que o atendimento foi rápido e eficiente, facilitando por ser no fim de semana.
A filha do advogado Túlio Marco, 47 anos, votará pela primeira vez. Ele ressaltou a importância do voto como um ato de cidadania e participação social fundamental.
Quem tiver dúvidas sobre a situação do próprio título pode consultar no site do TRE-DF na seção de Serviços Eleitorais. O agendamento para o atendimento presencial pode ser feito pelo site oficial do Tribunal ou pelo telefone (61) 3048-4000. Muitos dos serviços, como pagamento de multa de R$ 3,50 e atualização cadastral, podem ser concluídos online. O título de eleitor é cancelado após três eleições consecutivas sem que o eleitor vote ou justifique sua ausência.
