O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) informa que aproximadamente 400 mil moradores da capital precisam atualizar seus títulos de eleitor até o dia 6 de maio. Quem não o fizer pode enfrentar problemas para votar nas próximas eleições, tirar passaporte, assumir cargos em concursos públicos e garantir matrícula em escolas e universidades.
Os atendimentos nos cartórios eleitorais estão suspensos durante o Carnaval e voltam na quinta-feira, 19 de fevereiro. O TRE-DF também fará atendimentos especiais aos sábados, das 8h às 15h, nos dias 28 de fevereiro, 7 e 14 de março. Estes ocorrerão nas unidades do Lago Sul, Sobradinho, Ceilândia, Gama e na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), no Setor de Indústrias Gráficas (SIG).
No primeiro sábado de atendimento especial, 7 de fevereiro, foram realizados 766 atendimentos com média de 15 minutos por pessoa. Durante essas ações, o público pode fazer alistamento eleitoral, atualizar dados, corrigir o título e coletar biometria, garantindo o direito ao voto, principalmente para quem tem dificuldade em comparecer durante a semana.
Fernando Velloso, assessor de Comunicação do TRE-DF, destaca que “estamos incentivando a população a atualizar e emitir o título o quanto antes para evitar filas e transtornos próximo do prazo final, em 6 de maio”.
Para verificar a situação do título, os eleitores podem consultar o site do tribunal na seção “Serviços eleitorais” e depois em “Situação eleitoral”. Problemas como multas, que atualmente custam R$ 3,50, e atualização de dados podem ser resolvidos online. O atendimento presencial deve ser agendado pelo site ou pelo telefone (61) 3048-4000, que também informa os locais para atendimento.
O título de eleitor é cancelado apenas após três eleições consecutivas sem voto ou justificativa.
