Segundo o Decreto nº 47.662/2025, publicado no Diário Oficial do DF na quinta-feira (4), o programa Vai de Graça oferecerá transporte público gratuito durante o fim de semana da Independência. A gratuidade vale para sábado (6) e domingo (7) e foi determinada pelo governador Ibaneis Rocha para facilitar a locomoção da população durante as comemorações cívicas.
O Vai de Graça completou seis meses em agosto, com 37 dias de benefício para usuários de ônibus e metrô no DF. O programa suspende a cobrança de tarifa aos domingos e feriados. Em datas especiais, como Carnaval, Semana Santa e feriados, o benefício é prolongado por decreto do GDF, totalizando até agora 19.265.775 viagens gratuitas na capital.
Conforme o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, o número de passageiros aos fins de semana cresceu cerca de 70% após o início do programa. “Antes, eram cerca de 270 mil acessos aos domingos, agora a média é de 460 mil viagens com o Vai de Graça. Realizamos ajustes, criamos novas linhas e horários para atender melhor, e a demanda se estabilizou. Em dias com eventos populares previstos para aumento de passageiros, como o desfile de 7 de Setembro, reforçamos a frota para garantir conforto e atendimento”, explicou o secretário.
Este sábado, os ônibus circularão normalmente conforme tabela de sábado sem cobrança de tarifa. No feriado de 7 de Setembro, além dos horários de domingo, haverá reforço com 134 veículos para viagens extras entre as regiões administrativas e o Plano Piloto, das 7h às 13h, especialmente para quem vai ao desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios.
com informações da Agência Brasília