O feriado da Consciência Negra foi marcado por ações que ofereceram lazer e transporte gratuitos no Distrito Federal. O programa Lazer para Todos levou 1.442 visitantes ao Jardim Botânico e 5.799 ao Zoológico, aumentando a frequência nos espaços de natureza. O Vai de Graça garantiu ônibus e metrô sem tarifas durante toda a quinta-feira (20). Ao todo, foram 611.379 acessos, 21,7% a mais que a média de outros feriados analisados pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).
A combinação desses programas ajuda moradores de várias regiões da capital a aproveitar parques e transporte público nos feriados, promovendo inclusão social e contato com áreas verdes e educativas.
Vai de Graça
Os terminais ficaram movimentados, com famílias saindo cedo para parques, zoológico e áreas de convivência. Linhas de ônibus tiveram aumento de embarques e o metrô operou com intervalos regulares durante o dia, ajustando a oferta à demanda.
O programa instituído em 28 de fevereiro de 2025 oferece transporte gratuito durante todo o feriado.
O secretário Zeno Gonçalves destacou que o aumento no uso do transporte mostra a importância do Vai de Graça para o turismo e a economia do Distrito Federal. A Semob monitora os dados para aprimorar o serviço e atender toda a população.
- Movimento no dia 20/11: 611.379 acessos
- Outubro: 2.167.144 acessos
- Novembro (até 20/11): 2.561.127 acessos
- Total desde 1º de março: 26.619.657 acessos
- Dias de funcionamento: 53 (38 domingos)
Lazer para Todos
O Decreto nº 47.009 criou o Lazer para Todos, que permite entrada gratuita ao Jardim Botânico de Brasília (JBB) e ao Zoológico em domingos e feriados. Essa medida tem aumentado o número de moradores em busca de contato com a natureza e aprendizado.
O diretor-presidente do Jardim Botânico, Allan Freire, afirmou que o feriado reforça a eficácia do programa. “Recebemos 1.442 pessoas, confirmando que mais moradores estão conhecendo e aproveitando o JBB.” Ele ressalta que iniciativas como Lazer para Todos e Vai de Graça facilitam o acesso da população aos espaços verdes e educativos da cidade.
No Zoológico, o impacto também foi grande. O diretor-presidente Wallison Couto destacou que a gratuidade ajuda a cumprir a missão de educar o público sobre a conservação da fauna, inspirando visitantes a cuidar do meio ambiente.
