Bruno da Costa Favilla Ebecken, gerente executivo de manutenção, integridade e sistemas de dutos da Transpetro, chamou atenção para a falta de investimentos em dutos desde 1996, ressaltando a importância de discutir as regras que controlam o setor de transporte de combustíveis no Brasil.
Ele afirmou que, embora existam leis importantes, é necessário repensar a regulamentação para garantir que quem investir em infraestrutura de dutos receba compensações financeiras justas. Esse tema foi abordado por ele durante o evento Rio Pipeline & Logistics 2025, promovido pelo Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás Natural (IBP) no Rio de Janeiro.
Bruno Ebecken ressaltou que a discussão é urgente devido ao crescimento da produção na região Centro-Oeste, que está cada vez mais exigente em relação ao uso de dutos para transporte.
Além disso, ele sugeriu a criação de um fundo semelhante ao Fundo da Marinha Mercante (FMM), que ajudaria a apoiar o desenvolvimento da indústria naval brasileira, incluindo construção e reparação de navios.
