24.5 C
Brasília
terça-feira, 23/09/2025

Transitolândia: 21 anos ensinando para um trânsito mais seguro e humano

Brasília
chuva fraca
24.5 ° C
24.5 °
22.8 °
66 %
1.5kmh
40 %
qua
27 °
qui
29 °
sex
28 °
sáb
28 °
dom
22 °

Em Brasília

Em 23 de setembro de 2004, o então governador Joaquim Roriz inaugurou a Escola Vivencial de Trânsito, conhecida como Transitolândia. A iniciativa, criada pelo diretor-geral do DER-DF na época, Brasil Américo, e pela engenheira Mônica Soares Velloso, tinha como objetivo ensinar crianças entre 4 e 10 anos a se tornarem cidadãos conscientes no trânsito e a promover boas práticas para todos.

Localizada no Parque Rodoviário de Sobradinho, a Transitolândia é uma mini cidade com ruas, sinalização, faixas de pedestres, semáforos, placas, passarelas e veículos adaptados para crianças. Desde a autorização para a construção até a montagem do grande pavilhão de lona amarela e azul, símbolos do projeto, tudo foi feito para criar um espaço educativo único.

No primeiro ano, quase 8 mil crianças participaram das atividades que incluíam atravessar passarelas, esperar ônibus com segurança, andar em carrinhos, jogar cooperativamente, fazer teatro e participar de momentos cívicos. A placa inaugural trazia uma mensagem do governador Roriz: “Se esta obra for suficiente para salvar uma vida, nos sentiremos recompensados e os recursos investidos não terão sido em vão.”

Ao longo dos anos, a Transitolândia cresceu e se tornou uma referência tanto no Brasil quanto internacionalmente. Entre 2019 e 2021, mais de 200 visitantes de outras regiões conheceram o local por seu modelo exemplar. Em 2021, com 17 anos de funcionamento, passou por uma reforma significativa, atualizando pistas, sinalização, anfiteatro, banheiros e área de recepção, garantindo um ambiente moderno e acolhedor.

Hoje, com 21 anos, a Transitolândia atende diariamente cerca de 240 crianças do ensino fundamental, oferecendo transporte e lanche. Além das atividades práticas na mini cidade, as crianças assistem a peças teatrais educativas e recebem kits simbólicos no final de cada visita. Em campanhas como a Volta às Aulas, mais de duas mil crianças participam de atividades educativas diretamente em suas escolas.

O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, celebra os 21 anos da Transitolândia como um exemplo de transformação: “Nestes anos, a Transitolândia tem mudado atitudes no trânsito de forma concreta. É gratificante ver crianças que aprenderam aqui hoje multiplicando essas boas práticas em casa e na comunidade.” Segundo a diretora de Educação de Trânsito, Graziela Portela, o objetivo agora é ampliar o alcance do projeto, sempre com foco em uma educação inclusiva que respeita as diferenças de aprendizado.

As histórias da Transitolândia mostram que a aprendizagem vai muito além da mini cidade: muitas crianças começam a orientar seus pais sobre o uso do cinto de segurança, o respeito às faixas de pedestres e a importância da velocidade adequada nas ruas. Após mais de 20 anos, entre risos e ensinamentos de cidadania, a Transitolândia mantém vivo o compromisso de construir um trânsito mais humano, seguro e solidário para as próximas gerações no Distrito Federal.

Informações do DER-DF

Veja Também