O Ministério Público Federal (MPF) efetuou a prisão, nesta segunda-feira (22/12), de um homem de 29 anos suspeito de tráfico de drogas, conhecido pelas autoridades como o “Rei do Skunk”. Este indivíduo já havia sido detido em abril de 2024 durante uma operação policial relacionada ao mesmo crime.
O preso, identificado como Emerson do Prado Nogueira, foi capturado em uma residência localizada em Vicente Pires, Distrito Federal. A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF, com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do DF.
Emerson é apontado por outros envolvidos como o chefe de uma rede de tráfico interestadual de substâncias ilegais. No dia 11, investigadores interceptaram o caminhão de uma companhia pertencente a ele que transportava 10 quilos de skunk, acondicionados dentro de uma geladeira no veículo.
Segundo a apuração, o método de atuação é similar ao de outros alvos da Operação Rei do Skunk, desencadeada em dezembro de 2023 no Distrito Federal, quando 43 mandados judiciais foram cumpridos contra uma organização dedicada ao tráfico interestadual de entorpecentes.
As apurações também revelaram que empresas que realizam transporte de mudanças entre estados, sediadas no Distrito Federal, estão sendo usadas para movimentar grandes volumes de drogas e armas. Esses produtos ilegais ficam armazenados em galpões ligados aos investigados e depois são distribuídos para abastecer organizações criminosas que atuam no DF, região metropolitana e em outras unidades federativas.

