18.5 C
Brasília
quinta-feira, 11/12/2025

Traficante conhecido como Chaves é capturado no Pará após 17 anos foragido

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
19.5 °
18.5 °
88 %
1.5kmh
0 %
qui
30 °
sex
26 °
sáb
27 °
dom
24 °
seg
22 °

Em Brasília

Alexandre de Lima e Silva, apelidado de Chaves, condenado a mais de 30 anos pelo assassinato de três pessoas, foi detido nesta quarta-feira (10/12) em Redenção, no Pará. Ele estava sendo procurado desde 2008. A prisão foi realizada por agentes da Delegacia Especial de Repressão ao Crime Organizado, com colaboração da polícia civil do Distrito Federal e do Pará.

Chaves comandava uma organização criminosa especializada no preparo e venda de uma droga chamada “merla”, derivada da cocaína e misturada com outras substâncias, como anfetaminas e cafeína. A droga era distribuída em pequenas latas ou sacos pelas ruas.

O esquema ilícito, conhecido como “Esquema Chaves”, envolvia a compra da matéria-prima, pasta base de cocaína, de fornecedores localizados em Goiânia e Ceilândia, a refinação em laboratórios não autorizados e a entrega para vendedores intermediários.

Ele era considerado um dos criminosos mais procurados da região, gerenciando as operações financeiras e lavagem de dinheiro, principalmente por meio da negociação de veículos, além de contratar advogados para defender os membros de sua organização.

A notoriedade de Chaves cresceu em 2002, quando a Polícia Federal efetuou diversas prisões em flagrante durante investigações que duraram cerca de seis meses, evidenciando a extensão e complexidade de suas atividades criminosas.

Veja Também