A Toyota voltou a fabricar carros no Brasil nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, em São Paulo, depois de ficar mais de 40 dias parada. A paralisação começou em 22 de setembro por causa de uma forte tempestade que atingiu a fábrica de Porto Feliz, onde os motores são feitos.
O retorno da produção começou no dia 3 de outubro e será aos poucos, usando motores e peças importadas de outras fábricas no exterior. Nesta fase inicial, a Toyota vai fabricar apenas os modelos híbridos do Corolla e do Corolla Cross.
A Toyota informou que só em janeiro de 2026 a produção dos carros com motores tradicionais, tanto para o Brasil quanto para exportação, vai ser normalizada. Isso inclui os carros que já são produzidos, como o Corolla e o Corolla Cross.
Tempestade
As fortes chuvas e ventos de 22 de setembro causaram muito estrago em São Paulo. A Defesa Civil registrou 33 ocorrências, com 24 pessoas feridas, 8 sem moradia e 33 desalojadas em várias regiões.
Além do dano no telhado da fábrica de Porto Feliz, que machucou 10 pessoas e deixou 8 sem casa, houve alagamentos, queda de árvores e desmoronamentos.
Também foram graves os efeitos em Rancharia, Ourinhos, Santa Fé do Sul, Presidente Prudente e Presidente Venceslau, com ventos fortes, telhados destruídos e árvores caídas. Em Dracena, uma árvore caiu em cima de um carro e feriu duas pessoas. Em Osasco, o teto de três casas desabou, deixando três famílias sem moradia. As informações são da Agência Brasil.
