26.5 C
Brasília
sábado, 13/12/2025

Touquinhas Mantêm Bebês Aquecidos no Hospital de Santa Maria

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
26.5 °
26.5 °
57 %
2.1kmh
75 %
sáb
27 °
dom
27 °
seg
20 °
ter
22 °
qua
22 °

Em Brasília

As mãos da técnica de enfermagem do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Renata Alves da Costa, criam pequenas touquinhas de malha.

Durante os intervalos do trabalho, ela corta, dobra e costura cada peça com cuidado, transformando um material simples em um gesto de carinho para os recém-nascidos.

As touquinhas são feitas de malha tubular, um material fornecido pelo hospital para proteção e uso em procedimentos rotineiros.

De acordo com a técnica, a ideia surgiu a partir da experiência no centro cirúrgico. “O ambiente do CCO é muito frio, e como eu já conhecia a malha tubular de outro hospital onde trabalhei, pensei: ‘Por que não transformar isso em touquinhas para aquecer os bebês?’”, conta.

O projeto ganhou força com a ajuda da colega Michelly Lima, também técnica de enfermagem. Juntas, elas dedicam tempo a entregar esses pequenos presentes às famílias. As peças são feitas à mão nos momentos tranquilos durante o plantão. “As reações das mães são sempre muito boas. Muitas chegam sem nada, algumas sem condições de comprar roupas para o bebê. Então, a touca se torna um gesto a mais de cuidado, um presente”, destaca Michelly.

Após nascer por cesariana, a pequena Aurora já ganhou sua touquinha. A mãe, Denise Sthefane Silva, ainda em recuperação, ficou muito agradecida pelo gesto. “Isso faz diferença. É um momento de ansiedade e preocupação. Quando vemos esse cuidado, tudo fica mais leve”.

Para a enfermeira do setor, Jirlane Nóbrega, o trabalho das técnicas é motivo de orgulho. “A cabeça dos bebês perde muito calor, e o uso da touca ajuda a evitar hipotermia. O material usado é fornecido pelo hospital, e nós adicionamos pequenos detalhes para diferenciar as peças para meninos e meninas. É um trabalho especial”.

Com simplicidade, dedicação e sensibilidade, Renata e Michelly transformam um item básico em um gesto que acolhe, conforta e marca com afeto o primeiro momento de vida de muitos bebês atendidos no HRSM.

*Com informações do IgesDF

Veja Também