23.5 C
Brasília
terça-feira, 04/11/2025




Torneio de Robótica no DF neste fim de semana

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.5 °
23.1 °
74 %
2.1kmh
75 %
qua
31 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
27 °
dom
20 °

Em Brasília

Por Larissa Barros

Nos dias 7 e 8 de novembro, será realizada a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLLC), com a participação de estudantes de escolas públicas do Distrito Federal e arredores. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Na sexta-feira (7), o público poderá visitar o torneio das 9h às 13h e das 15h às 17h; no sábado (8), das 9h às 16h30. O local do evento é a escola do Sesi na QNF 24, Área Especial, em Taguatinga Norte.

As equipes são formadas por crianças e adolescentes de 9 a 15 anos, que criam projetos inovadores utilizando robôs autônomos programados por eles próprios. Ao todo, serão 30 times competindo, sendo 20 de escolas públicas e 10 de escolas particulares. As equipes que se destacarem avançam para a etapa nacional e podem chegar a representar o Brasil em competições internacionais.

Na temporada 2025/2026, o tema do torneio aborda as eras arqueológicas. Os participantes serão desafiados a propor soluções para problemas reais relacionados a esse tema, aplicando conceitos de ciência, engenharia, matemática e tecnologia. A Rede Sesi-DF vai participar com cinco equipes: Aion-X, Albatroid, Atomics, Lego Field e Lego of Olympus. Além disso, a instituição terá representantes em outras modalidades, como First Robotics Competition (FRC) e Stem Racing, cujas datas ainda serão divulgadas.

A Rede Sesi-DF tem um histórico de destaque na robótica. Em 2024, a equipe Albatroid conquistou um troféu na etapa nacional da First Lego League Challenge e garantiu vaga para competir na Califórnia, Estados Unidos, onde voltou premiada.

As equipes são avaliadas em quatro categorias: Core Values, que avalia trabalho em equipe, inovação, inclusão e outros valores essenciais; Desafio do Robô, em que o robô deve realizar até 15 missões em três rodadas de dois minutos e meio; Design do Robô, que analisa o processo de criação e testes de programação; e Projeto de Inovação, no qual os estudantes apresentam soluções para desafios reais relacionados ao tema da temporada.

O resultado do torneio será divulgado ao final da programação no sábado (8).




Veja Também