O Departamento de Alto Paraná, localizado entre as cidades de Santa Rita e Santa Rosa del Monday, enfrentou um tornado neste domingo (21/12), com ventos que chegaram a 177 quilômetros por hora. Essa área está situada a aproximadamente 60 quilômetros da fronteira com o estado brasileiro do Paraná. As informações foram divulgadas pelo Diário Hoy.
Nas redes sociais, diversos vídeos mostraram a formação de tempestades, onde o fenômeno meteorológico, parecido com um funil visto de longe, pôde ser observado e muito compartilhado pela internet.
O meteorologista de plantão da Direção de Meteorologia informou inicialmente que o fenômeno pode ser classificado como um redemoinho, embora aguardem mais dados para confirmar a intensidade precisa.
Especialistas acompanhando o caso no Paraguai classificaram o evento como um tornado de categoria F1, que é o nível dois na escala que vai de F0 a F5. Essa categoria está relacionada a ventos com velocidades entre 138 e 177 km/h.
Condições no Paraná
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) identificou no período da tarde fortes pancadas de chuva, acompanhadas por alta concentração de raios, nas regiões Oeste e Sudoeste do estado.
Segundo o Simepar, o sistema meteorológico responsável por essas tempestades continuará avançando lentamente, concentrando seus efeitos especialmente em municípios próximos das divisas com outros estados, além das regiões fronteiriças com Paraguai e Argentina. O órgão emitiu alerta indicando a possibilidade de chuvas intensas na área.

