Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou que um tornado de curta duração atingiu a comunidade de Vila Rica, no interior de Farroupilha, na Serra Gaúcha, nesta terça-feira (23/12). A confirmação veio após análise de imagens aéreas feitas por especialistas do Centro de Monitoramento da Defesa Civil com o apoio do Departamento de Gestão de Riscos.
As imagens aéreas indicam ventos que ultrapassaram 100 km/h, causando danos severos. O padrão dos estragos, com destroços espalhados em várias direções, confirma a ocorrência do tornado. A tempestade trouxe ventos fortes e chuva intensa, resultando na queda de árvores e prejuízos em diversas residências — pelo menos 15 casas foram afetadas.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Chesini, localizada em Vila Rica, foi completamente destelhada e inundada pela água da chuva. Felizmente, no momento do auge do temporal, a escola estava vazia.
O Centro de Operações emitiu às 12h58 um alerta laranja para Farroupilha, prevendo chuva, ventos fortes e raios. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos de segurança continuam auxiliando os moradores afetados. A 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, sediada em Caxias do Sul, está apoiando no levantamento dos danos e na coordenação das respostas ao desastre.
A prefeitura está realizando os trabalhos de limpeza e instalando lonas para proteger as áreas danificadas. A Defesa Civil alerta para que a população evite transitar nas áreas atingidas, devido à fiação elétrica caída nas vias.
Conforme as previsões meteorológicas, as condições de instabilidade com chuvas moderadas a fortes deverão continuar durante esta quarta-feira (24/12) em várias regiões do Rio Grande do Sul.

