19.8 C
Brasília
quinta-feira, 08/01/2026

Top 100 hospitais públicos do Brasil

Brasília
nublado
19.8 ° C
19.8 °
18.9 °
88 %
2.2kmh
100 %
sex
26 °
sáb
27 °
dom
26 °
seg
28 °
ter
20 °

Em Brasília

Uma pesquisa inédita revelou os 100 melhores hospitais públicos do Brasil. Embora a maior parte deles esteja no estado de São Paulo, que possui 30 hospitais na lista, outros estados também se destacaram com número semelhante de hospitais reconhecidos.

O estudo foi realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), o Instituto Ética Saúde (IES), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Essa classificação faz parte do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, uma iniciativa conjunta das entidades mencionadas, cuja premiação será realizada em maio.

Para o médico sanitarista Renilson Rehem, ex-presidente do Ibross e coordenador do estudo, destacar e valorizar os melhores hospitais públicos é uma forma de fortalecer o sistema público de saúde, contribuindo para o crescimento do SUS.

“O mais importante não é o ranking em si, mas evidenciar os melhores hospitais públicos. Assim, apresentamos uma visão positiva desses hospitais, que costumam ser vistos sob uma perspectiva negativa, devido aos desafios enfrentados”, afirmou Renilson Rehem.

A análise considerou vários critérios, como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e mortalidade, número de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados.

Além de São Paulo com 30% dos hospitais destacados, o estado de Goiás aparece com 10% do total, seguido por Pará e Santa Catarina, ambos com 7%, Pernambuco e Rio de Janeiro com 6% cada um, entre outros estados.

Diferenças entre estados

A razão da superioridade de São Paulo é a maior quantidade de hospitais públicos que atendem completamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja em número absoluto ou proporcionalmente. Dessas 30 instituições em São Paulo, 17 são estaduais e as outras são municipais.

A seleção incluiu hospitais públicos de âmbito federal, estadual ou municipal que oferecem atendimento integral pelo SUS, sem convênios com operadoras de saúde, abrangendo hospitais gerais e especializados, como ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade.

O levantamento considerou hospitais com mais de 50 leitos e que registram atividades no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde, entre agosto de 2024 e julho de 2025, excluindo hospitais psiquiátricos e de longa permanência. As informações foram fornecidas pela Agência Brasil.

Veja Também