26.5 C
Brasília
domingo, 30/11/2025

Toffoli permite posse de prefeito de Itaguaí para terceiro mandato

Brasília
céu pouco nublado
26.5 ° C
28.4 °
26.5 °
62 %
4.1kmh
20 %
dom
29 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
25 °
qui
23 °

Em Brasília

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (16) a posse de Rubem Vieira de Souza, conhecido como Dr. Rubão (Podemos), no cargo de prefeito de Itaguaí (RJ).

O político foi eleito nas eleições municipais de 2024, mas sua posse estava suspensa devido à decisão da Justiça Eleitoral, que impediu sua candidatura por tentar assumir um terceiro mandato consecutivo na prefeitura, uma prática vedada pela Constituição.

Em 2020, Dr. Rubão assumiu a presidência da Câmara Municipal de Itaguaí e exerceu um mandato interino após o impeachment do prefeito Carlo Busatto Júnior e do vice, Abeilard Goulart. No mesmo ano, foi eleito para um mandato completo e, em 2024, reeleito, porém com a candidatura inicialmente barrada pela primeira instância eleitoral.

Inconformado, o prefeito eleito recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ainda não emitiu sua decisão final.

Diante desse impasse, o ministro Dias Toffoli decidiu que Rubem Vieira deve tomar posse até que o TSE se pronuncie definitivamente.

Segundo o ministro, “o prefeito permanece afastado do cargo para o qual foi eleito com mais de 39% dos votos válidos há mais de cinco meses, o que provoca instabilidade institucional e insegurança jurídica, prejudicando a continuidade dos serviços públicos no município”.

A data oficial para a posse será marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro.

Veja Também