Em um artigo publicado em 12 de março no site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o coordenador da Biblioteca, Marcelo Hilário de Moraes, destacou o papel essencial das bibliotecas jurídicas e dos profissionais que trabalham nelas.
Com o título “Dia do Bibliotecário: reconhecendo o valor das bibliotecas jurídicas e dos profissionais que conectam conhecimento, informação e cidadania”, o texto está disponível na seção de artigos da página de imprensa do TJDFT.
Nos últimos anos, houve um crescimento na produção legislativa e na necessidade de decisões judiciais fundamentadas com rigor técnico. A informação jurídica não está mais restrita a livros físicos, mas também abrange ambientes digitais, ampliando as formas de pesquisa e acesso ao conhecimento.
Segundo Marcelo Hilário de Moraes, diante dessa realidade, as bibliotecas jurídicas, antes vistas apenas como guardiãs dos acervos jurídicos, passaram a exercer um papel mais estratégico. Essas bibliotecas funcionam como centros de inteligência que selecionam, organizam e disponibilizam informações para ajudar na tomada de decisões institucionais.
A Biblioteca Desembargador Antônio Mello Martins, do TJDFT, é um exemplo dessa dedicação. Seu acervo é composto por obras doutrinárias, legislação, periódicos especializados, bases de dados jurídicas, materiais digitais e documentos institucionais, sempre atualizado e dinâmico.
O artigo também ressalta as competências básicas do bibliotecário jurídico, que incluem conhecimento em gestão da informação, familiaridade com o setor jurídico e domínio de bases de dados especializadas.
Ao celebrar o Dia do Bibliotecário em 12 de março, o coordenador parabeniza esses profissionais e reforça que valorizá-los significa investir na qualidade das informações, fortalecendo a cidadania, o Direito e a Justiça.
