24.5 C
Brasília
sexta-feira, 20/02/2026

TJ condena sem-terra a 20 anos de prisão por matar companheira no DF

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
65 %
5.1kmh
40 %
sáb
24 °
dom
22 °
seg
23 °
ter
24 °
qua
19 °

Em Brasília

Mulher foi atacada com golpes de cabo de enxada enquanto dormia. Homem quis se vingar por ela se negar a deixar acampamento, diz denúncia.

Fachada de anexo do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (Foto: Raquel Morais/G1)
Fachada de anexo do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (Foto: Raquel Morais/G1)

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou o sem-terra José dos Santos Silva a 20 anos e 4 meses de prisão pela morte da companheira, Maria Pereira Barbosa, em um barraco no Incra 7. O crime aconteceu no dia 18 de maio do ano passado. O acampamento fica no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Brazlândia.

De acordo com a denúncia, Silva atacou a mulher com golpes de cabo de enxada, enquanto ela dormia. A suspeita é de que ele quisesse se vingar do fato de ela não querer acompanhá-lo na mudança para outro acampamento.

Para o Ministério Público, houve homicídio cinco vezes qualificado. A defesa do réu afirmou não existirem provas das qualificadoras. O juiz responsável pelo caso entendeu haver três: surpresa, meio cruel e feminicídio.

O sem-terra já estava preso. Ele deverá cumprir a pena em regime inicialmente fechado e não poderá recorrer em liberdade.

 

Veja Também