Um ataque com armas de fogo resultou na morte de 12 pessoas na Austrália, durante a celebração do festival judaico de Hanukkah, no domingo (14/12), na praia de Bondi, em Sydney. Além dos mortos, 29 pessoas ficaram feridas, incluindo dois policiais.
Dois homens abriram fogo contra os participantes da comemoração, matando 11 pessoas no local. Um dos atiradores faleceu e o outro foi preso em estado grave.
Em uma entrevista coletiva, o comissário da polícia de Nova Gales do Sul, Mal Lanyon, afirmou que o ato foi um “incidente terrorista”. Ele também mencionou que as autoridades investigam a possível participação de um terceiro suspeito e que os feridos foram encaminhados a hospitais de Sydney.
“O estado de saúde dos policiais e dos demais feridos é crítico”, disse Lanyon.
Entre as vítimas fatais está o rabino Eli Schlanger, de 41 anos, nascido em Londres, conforme informações dos jornais britânicos The Guardian e BBC News. Um cidadão israelense também perdeu a vida no ataque.
Embora as autoridades australianas ainda não tenham confirmado que o alvo do atentado foi a comunidade judaica, o líder da Associação Judaica da Austrália descreveu o acontecimento como “uma tragédia que poderia ter sido prevista”.
O Itamaraty informou até o momento que não há notícias de brasileiros feridos no incidente.
