25.5 C
Brasília
sexta-feira, 26/09/2025

Testes de alergia chegam à pediatria da Policlínica do Gama

Brasília
céu pouco nublado
25.5 ° C
25.5 °
22.8 °
46 %
4.1kmh
20 %
sáb
28 °
dom
31 °
seg
32 °
ter
33 °
qua
26 °

Em Brasília

Na pediatria da Policlínica do Gama, agora estão disponíveis dois exames para identificar alergias em crianças: o teste de picada (prick test) e o teste de contato (patch test). Esses testes ajudam a entender o que pode causar reações como coceira, manchas na pele e dificuldades para respirar, causadas por poeira, pelos de animais, frutos do mar, metais e picadas de insetos.

Desde agosto, o serviço atende a Região de Saúde Sul, incluindo Gama e Santa Maria, com uma média de 12 exames diários. Um dos pacientes atendidos, o pequeno Noah Noberto, de 1 ano e 2 meses, realizou o prick test. A mãe dele, Wanderleia Noberto, informou que o teste é essencial para entender melhor as alergias do menino, que já teve reações ao sabão em pó e a picadas de mosquito.

Descrição dos Testes

Os exames são feitos por enfermeiros da unidade. O prick test é aplicado no antebraço com pequenas doses de elementos que podem causar alergia. Embora não doa, pode causar coceira ou vermelhidão nos pontos em que o corpo reage. Os resultados saem em cerca de 20 minutos. Já o patch test utiliza adesivos com diferentes substâncias aplicados nas costas. É necessário que a criança visite a unidade três vezes para aplicação e avaliação dos resultados.

Jeanne Alecrim, alergista e pneumopediatra, destaca que estes exames são importantes para criar tratamentos personalizados, ajudando a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das crianças.

Cuidados para Realização

Antes dos exames, é preciso interromper o uso de medicamentos antialérgicos e corticóides por até 10 dias para garantir resultados precisos. Segundo a enfermeira Marilene Ribeiro, a equipe está preparada para agir em caso de reações durante os testes.

No patch test, a criança deve tomar banho antes de comparecer e evitar umidade, sol, roupas apertadas, suor excessivo e coçar a pele para que os adesivos permaneçam no local corretamente.

Como Acessar

O caminho para fazer os exames começa pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, que encaminha o paciente para a alergista da Policlínica do Gama. O prick test é realizado de segunda a sexta-feira durante o dia, enquanto o patch test é feito às segundas com retornos às quartas e sextas-feiras nos mesmos horários.

Além da Policlínica do Gama, os exames também são oferecidos na Policlínica da Asa Norte, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), e no Hospital de Base (HBDF), com encaminhamento via regulação da SES-DF ou outras especialidades médicas das unidades.

*Informações fornecidas pela Secretaria de Saúde

Veja Também