27.5 C
Brasília
quarta-feira, 27/11/2024
--Publicidade--

Teste de mudança no Facebook deu mais força a notícias falsas

Brasília
nuvens quebradas
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
57 %
4.1kmh
75 %
qua
28 °
qui
26 °
sex
26 °
sáb
28 °
dom
24 °

Em Brasília

(Foto: reprodução / TechCrunch)

Testes do Facebook para alterar o feed de notícias fizeram com que notícias falsas se espalhassem ainda mais pela rede social. Um experimento realizado em alguns países, que criou uma nova área dentro do Facebook apenas com notícias, acabou fazendo com que informações falsas se propagassem mais entre os usuários.

O Facebook começou a testar há algum tempo um feed separado chamado “Explore”, que contava apenas com conteúdo referente a sites de notícia e páginas oficiais. Usuários da Eslováquia, Sri Lanka, Camboja, Bolívia, Guatemala e Sérvia receberam a novidade, mas o resultado dos testes inicias foi bem diferente do que o Facebook esperava.

De acordo com o The New York Times, um dos casos foi na Eslováquia. Posts relatavam que um muçulmano, ao agradecer uma pessoa por ter devolvido uma carteira perdida, alertou sobre um ataque terrorista que estava sendo planejado. A informação era falsa, mas se espalhou com tanta força que fez a polícia local emitir um comunicado negando as informações.

O problema é que, enquanto a história falsa era compartilhada no feed convencional, o alerta vindo da página oficial da polícia só aparecia no feed novo. Ou seja, as pessoas que repassavam a informação incorreta não recebiam a verdadeira no mesmo lugar.

Sites de conteúdo legítimo também foram afetados diretamente pela alteração. O site boliviano Página Siete viu seu tráfego oriundo do Facebook cair pela metade depois da separação dos feeds. Já administradores de páginas no Camboja dizem que seus usuários passaram a achar que conteúdo político havia sido completamente removido da rede social, e não apenas levado para outra área dela.

Os testes do feed “Explore” já duram algum tempo e não têm relação alguma com a mudança anunciada na semana passada pelo Facebook, que vai passar a exibir menos posts de marcas e veículos de mídia para dar destaque a postagens feitas por amigos e parentes. Em declaração ao NYT, o Facebook disse que “tem responsabilidade com o as pessoas que leem, assistem e compartilham notícias no Facebook, e todo teste é feito com essa responsabilidade em mente.

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -