22.5 C
Brasília
quinta-feira, 22/01/2026

Terapia hormonal na menopausa não altera risco de demência, diz estudo

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
22.5 °
22.5 °
78 %
2.6kmh
75 %
qui
21 °
sex
24 °
sáb
22 °
dom
23 °
seg
25 °

Em Brasília

VITOR HUGO BATISTA
FOLHAPRESS

Uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet Healthy Longevity mostrou que a terapia hormonal durante a menopausa (THM) não aumenta nem diminui o risco de demência ou perda leve de memória em mulheres nessa fase. O estudo avaliou dez pesquisas que juntaram mais de um milhão de mulheres, entre 2000 e 2025.

Melissa Melville, pesquisadora da University College London, explicou que a THM deve ser usada para aliviar sintomas como ondas de calor e falta de sono, e não com a intenção de proteger o cérebro.

Ela ressaltou: “As mulheres não devem começar a THM só para evitar a demência. A decisão deve ser feita conforme a gravidade dos sintomas e conversas pessoais sobre benefícios e riscos, considerando idade e histórico de saúde.”

Antes, alguns estudos sugeriam que iniciar a THM perto do começo da menopausa poderia afetar o risco de demência. Contudo, Melville esclarece que essas pesquisas são observacionais, o que pode levar a exageros nos resultados.

“Usamos uma metodologia mais rigorosa chamada GRADE para avaliar a evidência, e a maioria dos estudos anteriores mostrou evidências frágeis”, disse ela.

Este levantamento não abordou sintomas como dificuldade de concentração ou problemas de memória comuns na menopausa. Também não avaliou o uso de testosterona ou a terapia em casos de insuficiência ovariana precoce.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não tem orientações específicas sobre a THM relacionada ao risco de demência, o que gera dúvidas entre médicos e pacientes. Melville espera que este estudo ajude a informar as futuras diretrizes da OMS sobre prevenção do declínio cognitivo e demência.

Terapia hormonal indicada apenas para sintomas fortes

Lúcia Helena Paiva, presidente da comissão nacional de climatério da Febrasgo, afirma que nem todas as mulheres na menopausa devem usar terapia hormonal.

Ela destaca que sangramentos de causa desconhecida após um ano sem menstruar precisam ser investigados antes de qualquer tratamento.

“É importante identificar a origem do sangramento para decidir se a reposição hormonal é segura,” explicou Paiva.

A avaliação individual é necessária para avaliar riscos, que incluem aumento de câncer de mama e trombose. “Explicamos esses riscos claramente e discutimos caso a caso,” acrescentou.

A THM é recomendada para mulheres com sintomas intensos, especialmente ondas de calor e suor noturno, que são aliviados pelo tratamento.

Outros motivos para a terapia incluem ressecamento vaginal com desconforto e prevenção da perda óssea em mulheres com histórico familiar de osteoporose ou déficit de estrogênio após a menopausa.

Além disso, o tratamento pode ajudar a diminuir problemas cardíacos, melhorar o sono, a libido e sintomas psicológicos como irritação e ansiedade.

Paiva finalizou: “O principal benefício da terapia hormonal é aliviar os sintomas, especialmente as ondas de calor, que podem atrapalhar o sono e provocar cansaço, irritação e variações de humor.”

Veja Também