20.5 C
Brasília
quinta-feira, 19/02/2026

Terapia com animais será oferecida pelo SUS

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
19.5 °
88 %
1.5kmh
75 %
sex
23 °
sáb
24 °
dom
22 °
seg
22 °
ter
18 °

Em Brasília

O Projeto de Lei 6319/25 propõe a inclusão da terapia assistida por animais no rol de serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Seu objetivo é promover a recuperação da saúde e apoiar pessoas com deficiência na superação de suas dificuldades.

A terapia assistida por animais inclui duas modalidades principais: uma conduzida por profissionais de saúde, como fisioterapeutas e psicólogos, que envolve a participação de animais; e outra referente à disponibilização de animais de serviço treinados para ajudar nas necessidades diárias dos pacientes, como os cães-guia, sem a necessidade de supervisão constante.

Regras e responsabilidades

Para garantir a eficácia, segurança e viabilidade econômica do tratamento, a oferta desses serviços dependerá de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.

Para obter um animal de serviço financiado pelo SUS, o paciente deve:

  • Atender aos critérios definidos pelos protocolos clínicos;
  • Assumir a responsabilidade civil pela guarda e bem-estar do animal;
  • Garantir cuidados essenciais de saúde, incluindo alimentação, vacinação e acompanhamento veterinário;
  • Manter o treinamento do animal atualizado.

Em casos de maus-tratos, incapacidade do animal ou mudanças nas condições de saúde do paciente, o animal deverá ser devolvido ao órgão responsável.

Justificativa da proposta

Rodrigo de Castro, autor do projeto e deputado pelo União-MG, destaca que, com exceção da equoterapia, o Brasil ainda não possui regulamentação ampla do uso terapêutico de animais. Segundo ele, a presença dos animais pode aliviar a ansiedade, melhorar a comunicação e motivar pacientes durante tratamentos físicos e psicológicos.

“Os animais não são meros assistentes, mas parceiros fundamentais para a inclusão plena e a participação social”, enfatiza o deputado.

Próximos passos

A proposta será analisada pelas comissões de Saúde, Constituição e Justiça e de Cidadania, em tramitação conclusiva na Câmara dos Deputados.

Veja Também