23.5 C
Brasília
terça-feira, 27/01/2026

Tempo quente e chuva forte em grande parte do Brasil nesta terça-feira

Brasília
céu pouco nublado
23.5 ° C
23.5 °
23.4 °
64 %
4.1kmh
20 %
ter
27 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
26 °
sáb
25 °

Em Brasília

A previsão do tempo para terça-feira (27) indica que várias regiões do Brasil terão calor intenso, muita umidade e chuvas que podem variar de fracas a fortes. Essas condições devem continuar até o final de janeiro de 2026, típicas do verão no país.

Especialistas alertam para chuvas com possibilidade de tempestades isoladas, ventos fortes e sensação de abafamento em diversas áreas.

Em Minas Gerais, deve chover pela manhã no leste e nordeste. Durante o dia, o aumento do calor e da umidade vai intensificar as chuvas, com risco de tempestades em partes de São Paulo, Triângulo Mineiro, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No Espírito Santo e em algumas áreas do leste e norte de Minas, a chuva será mais leve, enquanto o restante de Minas terá sol e temperaturas mais altas.

Centro-Oeste

Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, espera-se chuva moderada a forte. À tarde, o calor e a umidade aumentam a chance de tempestades, especialmente em Mato Grosso e quase todo o estado de Goiás.

O norte de Mato Grosso do Sul terá instabilidades durante todo o dia, e no nordeste de Goiás o sol aparecerá com mais frequência.

Nordeste

No Nordeste, estados como Maranhão, Piauí e Ceará, além de partes do litoral, começarão o dia com chuvas moderadas a fortes e possibilidade de tempestades isoladas. A instabilidade cresce ao longo do dia devido à aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é responsável por muitas chuvas de verão na região.

Algumas áreas do norte do Maranhão, Piauí e Ceará podem ter tempestades fortes. No litoral da Bahia, a chuva pode ser mais intensa em pontos isolados, enquanto outras áreas terão tempo mais seco e sol predominante.

Norte

Na Região Norte, a previsão indica chuva em todos os estados, com risco de tempestades em zonas do Amazonas, norte de Rondônia, Roraima e Pará. A atuação da ZCIT vai aumentar as instabilidades no Amapá durante o dia.

O cenário é mais preocupante no oeste do Amazonas e no Acre, onde o volume elevado de chuva pode causar alagamentos e enchentes.

Sul

No Sul, uma área de baixa pressão atmosférica entre Brasil, Paraguai e norte da Argentina ajuda a formar pancadas de chuva, especialmente no sudoeste do Rio Grande do Sul.

No litoral do Paraná e Santa Catarina, a chuva deve ser fraca, avançando para o interior e alcançando o nordeste do Rio Grande do Sul. As precipitações ganharão força no oeste, noroeste e sul do Paraná, ajudando a devolver umidade ao solo.

As temperaturas continuam altas por toda a região, com ventos fortes de até 50 km/h no litoral e sudeste do Rio Grande do Sul.

Sudeste

No Sudeste, o clima marítimo traz chance de chuvas fracas no litoral e oeste de São Paulo, além de áreas do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Veja Também