20.5 C
Brasília
quarta-feira, 03/12/2025

Tempestades fortes atingem quase todo o Brasil nesta quarta

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.6 °
20.5 °
78 %
0.5kmh
75 %
qua
26 °
qui
20 °
sex
24 °
sáb
24 °
dom
23 °

Em Brasília

Quase todo o Brasil enfrentará chuvas fortes nesta quarta-feira (3/12), conforme indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O instituto emitiu alertas de perigo potencial e perigo para todas as regiões do país. Nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, existe a possibilidade de queda de granizo.

Segundo o aviso meteorológico, as pedras de gelo podem atingir cidades do interior desses estados, além de áreas litorâneas do Rio. A região Sudeste mantém calor e chuvas, com temperaturas que podem alcançar 30°C na capital do Rio de Janeiro e 28°C em São Paulo e Belo Horizonte.

Na região Norte, as tempestades continuam para estados como Amazonas, Pará, Tocantins e Rondônia, que podem ter até 50 mm de chuva por dia e ventos fortes de até 60 km/h.

No Centro-Oeste, as temperaturas permanecem elevadas, com máximas de 30°C em Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS), e 29°C em Goiânia (GO). A umidade da Amazônia mantém o tempo abafado e favorece a formação de nuvens de tempestade e pancadas de chuva.

No Nordeste, a umidade relativa do ar estará baixa em estados como Piauí, Pernambuco e Alagoas, causando desconforto e ressecamento. O tempo ficará nublado em lugares como Rio Grande do Norte e Bahia, sem previsão de temporais.

Na Região Sul, o céu ficará claro, com poucas nuvens, mas pode ocorrer chuva isolada no litoral de Santa Catarina e norte do Paraná, devido à influência da passagem de uma frente fria.

Recomendações do Inmet

  • Evite sair durante o mau tempo;
  • Fique atento a alterações no terreno, especialmente encostas;
  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Procure abrigo seguro, evitando árvores durante rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda;
  • Em caso de enchentes, proteja seus bens com sacos plásticos;
  • Busque informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja Também