22.5 C
Brasília
quarta-feira, 17/12/2025

Tempestades fortes atingem o país hoje

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
24.5 °
22.5 °
78 %
1.5kmh
75 %
qua
26 °
qui
22 °
sex
23 °
sáb
19 °
dom
24 °

Em Brasília

Tempestades fortes estão acontecendo na região Sudeste do Brasil nesta quarta-feira (17). Todos os estados estão em alerta devido ao risco de muita chuva, podendo chegar até 100 milímetros em um dia, o que pode causar alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a causa dessas chuvas intensas é uma frente fria que está se movendo pela região. Na terça-feira (16/12), essa frente fria estava na costa de São Paulo. As temperaturas continuam altas, com previsão de até 28 °C no Rio de Janeiro e até 27 °C em Belo Horizonte.

A Climatempo alerta que no Rio de Janeiro o maior problema é o grande volume de chuva. Em Minas Gerais, além da chuva forte, podem ocorrer ventos fortes e até granizo. Em São Paulo, o alerta é para ventos muito fortes que podem causar danos e queda de árvores.

O Inmet também sinaliza fortes chuvas nas regiões Norte e Centro-Oeste. Nessas áreas, pode chover entre 60 mm e 100 mm por dia, e os ventos podem atingir 100 km/h em estados como Tocantins, Acre, Mato Grosso e Goiás. As temperaturas estão altas, chegando a 31 °C em Palmas (TO) e Cuiabá (MT), 30 °C em Rio Branco (AC) e 29 °C em Goiânia (GO).

No Sul do Brasil, as temperaturas vão cair bastante e haverá ventos entre 40 e 60 km/h, principalmente no Paraná. Mesmo assim, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem ter tempo seco, sem chuva. As temperaturas máximas ficam perto de 20 °C em Curitiba (PR), 25 °C em Porto Alegre (RS) e 22 °C em Florianópolis (SC).

No Nordeste, a situação é diferente, com ar muito seco, especialmente no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. A falta de chuva pode causar desconforto e ressecamento. As temperaturas máximas chegam a 32 °C em Recife (PE) e Maceió (AL), e 29 °C em Natal (RN).

Veja Também