A sexta-feira será de tempo instável em grande parte do Brasil, com a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Sudeste. Esse sistema, junto com outros fatores como cavados meteorológicos, calor e alta umidade, traz pancadas de chuva moderadas a fortes, temporais isolados, rajadas de vento e acumulação significativa de chuva em diversas regiões do país.
Região Sul
Nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, áreas de baixa pressão e cavados causam instabilidade, principalmente no leste e litoral. Entre o litoral do Paraná e Santa Catarina, a chuva fica moderada a forte durante o dia, com risco de tempestades, principalmente no litoral do Paraná. No interior e norte do Paraná, o calor e umidade aumentam as chances de chuva entre o fim da manhã e início da tarde. No oeste, a chuva é irregular, intercalada com períodos de sol.
Em Porto Alegre, a chuva ocorre desde a madrugada, diminuindo à tarde, com máxima de 31 °C. Curitiba tem chuva de madrugada, sol pela manhã e mais chuvas à tarde, com máxima de 26 °C. Rajadas de vento de 40 a 50 km/h são esperadas no Rio Grande do Sul.
Região Sudeste
O Sudeste enfrenta as condições mais intensas. O ciclone próximo à costa, associado a cavados, provoca chuva forte e temporais em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Risco elevado de volumes de chuva no Triângulo Mineiro, sul de Minas e interior paulista.
Em São Paulo, a chuva ocorre desde a madrugada, podendo se intensificar, com risco de alagamentos e máxima de 25 °C. No Rio de Janeiro, pancadas aumentam ao longo do dia e noite, com possibilidade de temporais e máxima de 32 °C. Em Belo Horizonte, chove desde cedo, com risco de volumes elevados e máxima de 25 °C. Ventos podem chegar a 70 km/h em áreas serranas do Rio de Janeiro.
Região Centro-Oeste
O calor e umidade causam pancadas fortes em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. A chuva fica mais intensa entre o fim da manhã e a tarde, com risco de temporais, principalmente em Goiás e leste de Mato Grosso do Sul. As temperaturas permanecem altas, com algum alívio em áreas nubladas.
Em Campo Grande, pancadas fortes ocorrem à tarde, com máxima de 29 °C. Em Cuiabá, a chuva aumenta no decorrer do dia, com máxima de 33 °C.
Região Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical mantém o tempo instável no litoral norte e no interior. Chuva moderada a forte é esperada no sul do Maranhão, Piauí, Ceará e oeste da Bahia, com temporais localizados. Nas demais áreas, o tempo fica mais firme e quente, com umidade abaixo de 30% em partes do interior, especialmente no norte da Bahia e áreas de Pernambuco e Paraíba.
Região Norte
Na Região Norte, a chuva será frequente e forte nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Roraima. As instabilidades aumentam durante o dia, com risco de temporais e sensação de calor abafado. No Amapá, a atuação da ZCIT mantém chuva moderada a forte o dia todo.
O dia pede atenção especial, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde a chuva intensa e ventos fortes podem causar problemas urbanos, como alagamentos, quedas de árvores e transtornos no trânsito.
