25.5 C
Brasília
segunda-feira, 26/01/2026

Tempestades e calor forte dominam a última semana de janeiro no Brasil

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
25.5 °
25.5 °
61 %
5.1kmh
75 %
seg
25 °
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
26 °

Em Brasília

A última semana de janeiro de 2026, incluindo a segunda-feira, dia 26, será marcada por tempestades típicas do verão em várias regiões do Brasil, conforme previsto pela Climatempo. As fortes chuvas recentes ocorreram por causa do segundo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Com a diminuição da influência da ZCAS, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) começa a se intensificar, trazendo mais chuvas principalmente para o Nordeste. Apesar disso, as pancadas de chuva continuarão em quase todo o país, motivadas pela combinação de calor e alta umidade.

Um destaque importante da semana será a elevação das temperaturas, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com ondas de calor forte em várias áreas.

Região Sul

Nos três estados do Sul, as chuvas retornarão com mais frequência a partir de quarta-feira, dia 28, algumas podendo ser moderadas ou fortes. O calor será intenso, com temperaturas variando entre 36 °C e quase 40 °C, principalmente no oeste da região. Mesmo sem a presença de uma frente fria, uma área de baixa pressão entre Brasil, Paraguai e norte da Argentina contribuirá para a formação dessas chuvas.

Região Sudeste

No Sudeste, a chuva diminuirá no Espírito Santo e em grande parte do Rio de Janeiro e Minas Gerais, após uma semana de precipitações intensas relacionadas à ZCAS. A previsão aponta dias de sol, calor forte e pancadas isoladas de chuva, geralmente à tarde ou à noite. Em São Paulo, as chuvas voltarão a ocorrer com maior frequência, podendo ser moderadas a fortes, o que pode causar transtornos como alagamentos, inclusive na Grande São Paulo. O aumento das chuvas nas áreas das represas do Sistema Cantareira é visto com bons olhos para o abastecimento da região metropolitana.

Região Centro-Oeste

A última semana de janeiro terá calor e sensação de tempo abafado, com sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite, características do verão. Com o término do segundo evento da ZCAS, a chuva diminuirá em Goiás e no Distrito Federal. Por outro lado, Mato Grosso do Sul enfrentará calor intenso e retorno das pancadas de chuva, com temperaturas entre 36 °C e quase 40 °C, especialmente nas áreas próximas ao Paraguai.

Região Nordeste

A principal influência no Nordeste será a aproximação da ZCIT, um dos sistemas meteorológicos mais importantes do verão. Durante a semana, as chuvas devem se tornar mais intensas no norte da região, atingindo partes do centro-norte do Maranhão e Piauí, além do Ceará, Rio Grande do Norte e parte da Paraíba. Na semana anterior, esse cenário já provocou fortes chuvas em áreas do litoral do Maranhão, Rio Grande do Norte e em partes do interior da Bahia, Ceará e Piauí.

Região Norte

No Norte, as pancadas de chuva ocorrerão em todos os estados. A presença da ZCIT aumentará o volume de chuva no Amapá e na região de Belém.

Especial atenção deve ser dada ao Acre e Amazonas, onde as chuvas frequentes e, às vezes, intensas, elevam o risco de enchentes dos rios. No Acre, o rio Acre já chegou ao nível de atenção em Rio Branco, conforme o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil. No Amazonas, a subida dos rios preocupa devido ao impacto sobre as populações ribeirinhas, especialmente após fortes chuvas recentes em Manaus.

Veja Também