A tempestade tropical Melissa, que está afetando partes do Caribe, se fortaleceu e deve se transformar em um furacão ainda neste sábado (25/10), conforme informado pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. O órgão emitiu um aviso alertando para possíveis inundações e deslizamentos de terra.
No momento, a tempestade encontra-se a sudeste de Kingston, na Jamaica, e a sudoeste de Porto Príncipe, no Haiti.
“Melissa se fortalecerá rapidamente e se tornará um furacão hoje. Inundações repentinas e deslizamentos perigosos, com risco de vida, são esperados em partes do sul da Ilha de São Domingos e da Jamaica durante o fim de semana”, diz o comunicado divulgado às 5h deste sábado (horário local).
Até o momento, pelo menos três pessoas faleceram no Haiti devido aos impactos da tempestade tropical. Na República Dominicana, as fortes chuvas causaram uma morte e deixaram mais de mil residentes sem moradia.
Grupos do Escritório Regional do Ocha, ligado às Nações Unidas, estão trabalhando para auxiliar as pessoas afetadas pela tragédia na área. O Fundo Central de Resposta a Emergências da ONU alocou US$ 4 milhões para ajudar a população em situação vulnerável.
