20.5 C
Brasília
domingo, 25/01/2026

Tempestade de inverno põe até 240 milhões nos EUA em risco por frio e quedas de energia

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
19.5 °
94 %
4.6kmh
75 %
dom
26 °
seg
26 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
25 °

Em Brasília

Uma forte tempestade de inverno atingiu os Estados Unidos, trazendo neve e granizo especialmente para o Novo México e Texas no último sábado (24/1). A tempestade avança em direção ao nordeste do país, ameaçando dezenas de milhões de pessoas com apagões, transtornos nos transportes e temperaturas extremas abaixo de zero.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA classificou o fenômeno como uma tempestade extensa e duradoura, causada por uma massa de ar ártico vinda do Canadá. São esperadas nevascas intensas e acúmulo perigoso de gelo, que pode causar danos graves.

Segundo o secretário de Transportes, Sean Duffy, até 240 milhões de americanos podem ser afetados pela tempestade. Dezesseis estados e a capital, Washington, já declararam estado de emergência.

O Serviço Nacional de Meteorologia alertou para uma faixa extensa de neve que vai do Novo México até o estado de Maine, na costa leste. Dezenas de milhares de voos foram cancelados, incluindo cerca de 4000 no sábado e mais de 9000 previstos para domingo.

No Texas, as temperaturas caíram até -6°C, enquanto a queda de granizo afetou áreas como Dallas. O prefeito de Houston, John Whitmire, recomendou que moradores da cidade permaneçam em casa nos próximos três dias. Abrigos foram disponibilizados especialmente para pessoas em situação de rua.

Apesar da preocupação com a infraestrutura, as autoridades garantem que a rede elétrica está mais preparada do que na última grande tempestade em 2021. No entanto, cerca de 130 mil residências ainda enfrentavam falta de energia até o sábado à tarde, incluindo mais de 50 mil no Texas e na Louisiana.

A neve também atingiu estados como Oklahoma e Arkansas, com acúmulo de até 15 centímetros. A tempestade segue para o médio Atlântico e nordeste do país, onde se espera que o frio intenso permaneça por vários dias.

O Serviço Nacional de Meteorologia destacou que as condições de estrada serão perigosas devido ao gelo, com riscos de quedas de energia prolongadas e danos a árvores. Por precaução, o governo federal anunciou o fechamento de seus escritórios na segunda-feira.

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu que todos continuem monitorando a situação, mantenham contato com as autoridades locais e se mantenham aquecidos e seguros.

Veja Também