LUCAS LEITE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
O tema da redação do Enem 2025, aplicado no domingo (30) nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana de Belém, foi sobre a importância dos trabalhadores do campo no Brasil.
Além da redação, o primeiro dia de provas incluiu questões de linguagens e ciências humanas.
Por causa da COP30, a conferência sobre o clima da ONU que aconteceu de 10 a 21 de novembro no Pará, participaram 95.784 candidatos dessas três cidades do estado.
No dia 9 de novembro, quando o Enem foi aplicado em todo o Brasil, o tema da redação foi sobre os desafios do envelhecimento na sociedade brasileira.
Essa proposta levou os alunos a pensarem em como o país trata essa fase da vida e na importância de pensar em políticas públicas para cuidar dos idosos.
Nos últimos anos, o Inep, órgão ligado ao MEC responsável pelo exame, tem escolhido temas de redação que dão destaque a grupos sociais.
Em 2023, o tema abordou os desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado feito pelas mulheres no Brasil, e em 2024 falou sobre os desafios para valorizar a herança africana no país.
A redação pede que os participantes escrevam um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, que defendam uma ideia com argumentos sólidos e proponham uma solução que respeite os direitos humanos.
A correção da redação é feita com base em cinco competências, cada uma valendo até 200 pontos, totalizando mil pontos.
Essas são as competências avaliadas:
- Competência 1: Uso correto da norma culta da língua escrita
- Competência 2: Entendimento e desenvolvimento do tema
- Competência 3: Organização e defesa das ideias
- Competência 4: Coerência e ligação entre os argumentos
- Competência 5: Proposta que respeita os direitos humanos

