21.5 C
Brasília
sábado, 08/11/2025




Teleatendimento em saúde: pessoas em instituições de acolhimento terão consulta virtual no DF

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.7 °
21.5 °
88 %
2.6kmh
75 %
sáb
27 °
dom
28 °
seg
26 °
ter
25 °
qua
27 °

Em Brasília

Rede Convida’ quer evitar corrida de pacientes aos hospitais, UPAs e UBS. Atendimento é gratuito e começa na próxima semana; veja como ser voluntário.

Telemedicina permite a análise online de exames — Foto: TV Globo/ Reprodução

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o governo do Distrito Federal lançou uma plataforma virtual de teleatendimento em saúde. Chamada de “Rede Convida”, ela será direcionada às pessoas que estão em instituições de acolhimento e os primeiros atendimentos serão realizados na próxima semana, segundo o GDF.

A plataforma, idealizada pela médica Natália Polidorio e desenvolvida pelo Instituto Glória, pretende oferecer atendimento a distância, evitando a corrida de pacientes a hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBS).

“A Rede Convida, tem como objetivo e como sonho levar a medicina aonde é difícil de chegar”, explica Natália Polidorio. Por meio da plataforma virtual, vai ser possível gerenciar e agendar consultas, registrar prontuários e prescrições médicas.

Plataforma de teleatendimento chamda Rede Convida para pessoas em instituições de acolhimento no DF — Foto: Rede Convida/Divulgação
Plataforma de teleatendimento chamda Rede Convida para pessoas em instituições de acolhimento no DF — Foto: Rede Convida/Divulgação.

De acordo com a médica, 250 profissionais e estudantes da área de saúde estão inscritos para trabalhar. Mas o projeto busca mais voluntários (veja mais abaixo como participar).

“Contamos com o apoio de médicos, psicólogos e outros profissionais de saúde, pra que doem o tempo deles, que é algo tão precioso, pra ajudar os que estão mais vulneráveis.”

Instituições de acolhimento

Plataforma Rede Convida para pessoas localizadas em instituições de acolhimento — Foto: Rede Convida/Divulgação
Plataforma Rede Convida para pessoas localizadas em instituições de acolhimento — Foto: Rede Convida/Divulgação

Segundo o GDF, serão atendidas pessoas de instituições de acolhimento, especialmente, em regime de internação – como casas de longa permanência para idosos, crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade. O cadastramento dos pacientes é realizado pelas instituições na plataforma da Rede Convida.

“As organizações poderão solicitar os profissionais de saúde conforme a necessidade.”

De acordo, com o secretário de projetos especiais do DF Everardo Gueiros, a iniciativa vai abranger cinco instituições de acolhimento:

  • Unidade de Acolhimento para Idosos (Unai)
  • Unidade de Acolhimento para Família (Unaf)
  • Unidade de Acolhimento para Mulheres (Unam)
  • Unidade de Internação Provisória São Sebastião (UIPSS)
  • Casa Abrigo

Segundo a coordenadora do projeto Rede Convida Cristina Castro, os servidores das instituições estão sendo treinados para fazer a “intermediação” entre as casas de acolhimento e a plataforma.

Como ser voluntário

Plataforma Rede Convida conta com 250 voluntários da área da saúde — Foto: Rede Convida/Divulgação
Plataforma Rede Convida conta com 250 voluntários da área da saúde — Foto: Rede Convida/Divulgação

A médica Natália Polidorio explica que o projeto é composto por profissionais e estudantes de medicina, psicologia, enfermagem, fisioterapia e odontologia. Para ser voluntariado, basta entrar no site da Rede Convida e realizar o cadastramento.

Em seguida, explicam os organizadores, uma equipe técnica vai avaliar a inscrição do profissional ou estudante de saúde dando permissão ou não para que a pessoa faça parte do grupo de atendimento.




Veja Também