O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) aprovou uma inspeção no Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (IPREV-DF) e no Banco de Brasília (BRB) para verificar os efeitos da liquidação extrajudicial do Banco Master, além de analisar o patrimônio do Fundo Solidário Garantidor (FSG). Essa decisão amplia o controle sobre a saúde financeira dos fundos de previdência no Distrito Federal.
A inspeção foi motivada por um pedido apresentado por um deputado distrital, que solicitou uma investigação rápida, detalhada e cuidadosa das operações financeiras envolvendo essas instituições. O TCDF determinou uma fiscalização para analisar a execução orçamentária e financeira do IPREV-DF, a disponibilidade de recursos para pagamento de aposentadorias e pensões, e o estado atual dos ativos que compõem o FSG.
Os auditores irão examinar especialmente como as variações no valor das ações do BRB influenciam o patrimônio do fundo e sua capacidade de gerar rendimentos no futuro.
O TCDF também solicitou que o BRB entregue, em até 30 dias e de forma confidencial, documentos relacionados às operações com o Banco Master, além de balanços financeiros atualizados e informações sobre possíveis provisões decorrentes da liquidação do Banco Master.
Além disso, no mesmo prazo, o IPREV-DF deverá fornecer dados detalhados sobre os investimentos do FSG, incluindo a distribuição dos recursos, riscos associados e rentabilidade obtida em 2025. Para o ano de 2026, deverá apresentar uma projeção de fluxo de caixa.
O TCDF definiu um monitoramento contínuo e imediato da situação financeira do IPREV-DF para garantir a fiscalização da gestão dos recursos de previdência e avaliar os impactos das operações envolvendo o Banco Master e o BRB.
