A previsão média do relatório Focus indica que a taxa Selic permanecerá em 15,00% até o final de 2025, mantendo esse patamar pela 13ª semana seguida. Essa estabilidade ocorre após o Comitê de Política Monetária (Copom) decidir manter os juros neste valor na última reunião realizada em 17 de setembro.
No comunicado oficial, o Copom destacou a importância de agir com “cautela” diante das incertezas econômicas e informou que poderá realizar ajustes na política de juros, embora não tenha dado uma orientação clara sobre futuros movimentos, como havia feito em julho, quando indicou que a alta dos juros estava suspensa.
O comitê ressaltou que continuará atento para avaliar se manter a taxa de juros no nível atual por um período prolongado será suficiente para garantir que a inflação volte à meta estipulada. Caso necessário, não hesitará em fazer novos ajustes.
Considerando as 75 projeções mais recentes, atualizadas nos últimos cinco dias úteis, a expectativa para a Selic no final deste ano também se mantém em 15,00%.
Para o final de 2026, a previsão média caiu ligeiramente de 12,38% para 12,25%. Quando se consideram apenas as estimativas mais recentes, essa mediana também diminuiu de 12,50% para 12,25%.
As expectativas para o encerramento de 2027 permanecem estáveis em 10,50%, mantendo-se pelo 32º período consecutivo, e para 2028 a estimativa se mantém em 10,00% pela 39ª semana seguida.
Essas projeções refletem um cenário de cautela na política econômica, com foco em controlar a inflação e garantir um ambiente financeiro estável para o país.