SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Especialistas acreditam que o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central manterá a taxa básica de juros, conhecida como Selic, em 15% na reunião que começa nesta terça-feira (4).
Segundo o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (3), os analistas esperam que a Selic permaneça no mesmo valor também na última reunião do ano, que ocorrerá em dezembro.
As projeções indicam que a taxa de juros será de 12,25% no próximo ano, caindo para 10,5% em 2027 e 10% em 2028.
A expectativa para a inflação caiu pela sexta semana seguida, chegando a 4,55%, uma redução pequena em comparação ao último levantamento.
Mesmo com essa queda, a inflação ainda está acima do limite da meta, que é 4,5%. O Banco Central estabeleceu que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) deve fechar o ano em 3%, com uma margem de variação de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Os especialistas consultados pelo Banco Central também revisaram para baixo a previsão de inflação para 2027, que agora ficou em 3,8%, contra 3,82% na semana passada.
As expectativas para o dólar e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) não mudaram, permanecendo em R$ 5,41 e 2,16%, respectivamente.
